Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Metodologias ativas de ensino: Relato sobre a utilização de estratégias tecnológicas para a prática docente
FELIPE THEODORO GUIMARAES, Guilherme Veras Castagnaro, MAYARA CRISTINA PEREIRA YAMANOE, Giani Carla Ito

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Com a rápida propagação de novas tecnologias em sala de aula, alguns pesquisadores têm pensado em formas de colocar a tecnologia, e as ferramentas tecnológicas, como meio para o processo de ensino-aprendizagem. Esta ideia não é recente, e há algum tempo as escolas estão recebendo aparelhos que auxiliam nesse processo de transição e inserção de tecnologias no cotidiano social. Este trabalho apresenta os resultados de duas práticas pedagógicas utilizando as metodologias ativas de ensino Sala de Aula Invertida e GV/GO, aliadas com a tecnologia em uma turma do curso de Licenciatura em Informática, da UTFPR de Francisco Beltrão, que tem por base um estudo bibliográfico e um questionário aplicado para os docentes do mesmo curso. Por meio das práticas aplicadas no ensino pode-se observar que não houve muitas mudanças na educação em relação a prática docente, hoje ela se coloca a novos olhares e novos aprendizes, em que as metodologias ativas e as tecnologias podem facilitar e dar suporte ao trabalho docente.

Palavras-chave


Metodologias ativas. Informática na educação. Práticas de ensino.