Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Uso de simuladores na organização de tarefas para aulas de Cálculo Diferencial e Integral
Daniel Daré Luziano da Silva, André Luis Trevisan

Última alteração: 2019-03-19

Resumo


Assumindo a necessidade em se “desconstruir” o ensino tradicional de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) e a possibilidade de organização de ambientes de ensino e de aprendizagem pautados em episódios de resolução de tarefas, objetivou-se à pesquisa de simuladores que pudessem subsidiar a organização dessas tarefas, a partir de uma abordagem covariacional do conceito matemático de função.  O desenvolvimento do trabalho envolveu as seguintes etapas: revisão de literatura sobre tarefas matemáticas e raciocínio covariacional (RC); busca e desenvolvimento de simuladores que possibilitem a exploração de conceitos do CDI; elaboração de tarefas que integrem esses simulares, e análise da produção escrita e gravadas de alunos de CDI no desenvolvimento dessas tarefas. Como principais resultados do trabalho, destacamos: tradução sistemática de artigos acerca do RC; desenvolvimento e adaptação de aplicativos de simulação; análise do desenvolvimento de tarefas de alunos de CDI. Por fim, destacamos que as ações desenvolvidas foram fundamentais tanto para subsidiar a organização de tarefas para aulas de CDI quanto para a própria formação do estudante (ampliação de suas compreensões sobre conceitos do CDI, de uma forma integrada com sua formação enquanto futuro engenheiro).


Palavras-chave


Simulador; Raciocínio Covariacional; Ensino de Cálculo Diferencial e Integral

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