Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Análise estática e otimização de um componente de caminhão usando o método dos elementos finitos
Giovanni Mantovani, Rodrigo Villaca Santos

Última alteração: 2020-08-13

Resumo


A alta representatividade do mercado brasileiro no setor madeireiro é justificada pela grande demanda principalmente pela indústria de papel e celulose. Devido à grande dependência do sistema rodoviário, o escoamento de madeira bruta é realizado quase que exclusivamente por meio de caminhões tipo fueiro florestal. Portanto, é necessário que, visando rendimento energético e otimização da logística do transporte, as estruturas dos componentes dos caminhões florestais sejam aprimoradas. Para isso é importante garantir tanta otimização de massa total quando o aumento do volume útil (na carroceria do caminhão) no transporte da matéria-prima. É neste contexto de otimização que o presente trabalho é desenvolvido. Atualmente, em projetos preliminares de engenharia, são usados softwares de assistência tanto a concepção de um novo modelo geométrico (CAD) bem como a verificação de sua capacidade estrutural (CAE). Assim sendo, foi proposto um estudo de caso modelado tridimensionalmente e validado sua rigidez estrutural utilizando o método numérico dos elementos finitos. Adiante, dentro do contexto de aprimoramento estrutural, foi utilizada a ferramenta de otimização por parâmetros geométricos sendo evidenciada sua grande relevância na melhoria das estruturas sob carregamento estático

Palavras-chave


Caminhões. Método dos Elementos Finitos. Otimização Paramétrica.

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