Última alteração: 2020-09-21
Resumo
A cerveja representa 78% do volume das bebidas alcoólicas consumidas no mundo. A cor da cerveja é o primeiro atributo sensorial de análise, pois está inconscientemente relacionada à aceitação do produto e à expectativa das características contidas em cada estilo. Além disso, o processo de fabricação passa por estágios no quais o monitoramento da cor torna-se importante. Esse trabalho propõe desenvolver um protótipo de baixo custo para avaliação do índice de cor de cervejas e comparar com o método de referência (EBC 9.6). Preparou-se padrões simulando a faixa de cor da cerveja, capturou-se imagens das amostras aplicando diferentes intensidades de corrente (10, 15 e 20 mA) à fonte de iluminação e executou-se o processamento de imagem digital para obter o parâmetro pixel médio (pm) em 4 regiões de interesse (ROI). Observou-se que o pm não possui distribuição linear, porém, após aplicar o logaritmo à variável, obteve-se alto valor de R², para região vertical com 15 mA de corrente, em função dos padrões de cor elaborados. A comparação entre os métodos aplicando à cervejas comerciais apresentou pequenos desvios, com R²=0.9729. Entretanto, o dispositivo proposto apresentou eficiência para medida, além de reduzir o tempo de análise de amostras de cor escuras.