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Desenvolvimento de um robô educativo de baixo custo baseado no conceito STEAM
Última alteração: 2020-07-06
Resumo
Segundo dados do IBGE de 2018, no Brasil há 11.5 milhões de analfabetos, panorama que sinaliza um possível comprometimento do bem-estar futuro da população, com baixa perspectiva de desenvolvimento dos potenciais individuais e financeiros. Iniciativas que integram conceitos de neurociência à educação apresentam eficientes e inovadoras contribuições. Pesquisadores tem apontado a capacidade de melhorar aspectos cognitivos através de intervenções educacionais direcionadas, que incluem, entre outras, a utilização de brinquedos eletrônicos que integram montagem e programação. Infelizmente, para a maioria da população brasileira, o acesso a este tipo de brinquedo pedagógico torna-se impossível devido aos altos custos e à falta de computadores que são necessários à programação. Assim, este projeto objetiva desenvolver um robô educativo sustentável, de baixo custo, atrelado ao conceito de STEAM, que possa ser construído e utilizado por escolas de todos os níveis financeiros, visando estimular crianças a desenvolverem imaginação, raciocínio lógico, interação social, comunicação, criatividade, visão espacial e resolução de problemas, habilidades fundamentais para que elas alcancem suas potencialidades cognitivas plenas quando adultas. Mediante o levantamento dos requisitos, foram projetadas a base e a capa do robô. O desenvolvimento e testes dos circuitos eletrônicos serão realizados nas etapas futuras do projeto.
Palavras-chave
Robótica. Automação - Aspectos econômicos. Tecnologia educacional. Construtivismo (Educação).
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