Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A compreensão do que são as metodologias ativas a partir do embasamento foucaultiano
Julia Matte de Carli, Carina Merkle Lingnau

Última alteração: 2020-10-28

Resumo


Este trabalho é uma investigação que fez parte do projeto de pesquisa sobre metodologias ativas e o discurso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB). Esta pesquisa foi desenvolvida por uma bolsista de ensino médio da UTFPR-FB, mas o projeto também envolveu acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de Engenharia da UTFPR-FB.O tema central da pesquisa é a compreensão das metodologias ativas, as quais são utilizadas como modo de ensino/aprendizagem de forma a posicionar a/o aluna/o no centro do processo educacional e com isso desenvolver autonomia necessária para uma formação mais pró-ativa. O objetivo do trabalho foi refletir sobre as metodologias ativas e o discurso foucaultiano (FOUCAULT, 2009). Para fins metodológicos utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e a literatura sobre análise do discurso em Michel Foucault. Como resultados foi verificado que o discurso das metodologias ativas na escola podem indicar maior autonomia e mais possibilidades de reflexão para o que acontece dentro e fora do ambiente escolar.

Palavras-chave


Discurso. Educação. Ensino.

Texto completo: PDF