Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Metodologia Ativa Role Play Game para aplicação no ensino de Engenharia de Produção
Ana Carolina Piccinini de Alencar Schiavi, Silvana Rodrigues Quintilhano

Última alteração: 2020-11-08

Resumo


A dificuldade de ensino em sala de aula nos tempos atuais é um assunto muito tratado pelas universidades que apresentam um alto índice de evasão e reprovação dos alunos. O modelo tradicional de ensino e avaliação já não é mais suficiente para a diversidade de pensamentos e atitudes dos alunos, visto a gama de possibilidades que o mundo tecnológico oferece para o indivíduo. Neste contexto, surge as metodologias ativas como estratégias de ensino onde a interação pessoal, aplicativos, software, entre outros recursos que se tornaram aliados em sala de aula. Uma delas é o Role Play Game (RPG), um tipo de jogo de interação e atuação que é possível aplicar no ensino. Nesse artigo será elaborado um RPG para o ensino do conteúdo de Liderança na disciplina de Comportamento Humano no curso de Engenharia de Produção. O objetivo é que a turma solucione um problema em um cenário de uma indústria a partir da interpretação de papéis previamente estabelecidos. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória com apresentação de um modelo. Os resultados dessa pesquisa possibilitam concluir que esse modelo permite uma grande interação e motivação dos alunos em sala de aula.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Role Play Game; Engenharia de Produção

Texto completo: PDF