Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A relação professor-aluno a partir do método instrução ao sósia: um olhar para o afeto
Gabrielli Lorenzi, Siderlene Muniz-Oliveira

Última alteração: 2020-10-28

Resumo


Este artigo tem como base uma pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Integração e interação entre as diferentes esferas sociais: universidade, escola e família”,  que enfoca alguns aspectos relacionados a problemáticas vividas em sala de aula.  A pesquisa foi realizada de duas formas: através da leitura de textos e a realização de resumos, como do artigo de Junior e Coelho (2020), e através da participação em um método denominado instrução ao sósia, que foi realizada na UTFPR-Dois Vizinhos, com alunas do ensino médio de escolas públicas do município de Dois Vizinhos, que foi importante para entender a rotina de estudantes de escolas públicas a partir dos textos produzidos pelas participantes. Após a participação na pesquisa, conclui-se que é fundamental considerar a questão de afetos entre professor e aluno, o que pode contribuir para a melhor aprendizagem.


Palavras-chave


Relação professor-aluno. Afeto. Escola pública.

Texto completo: PDF