Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Educação 4.0: melhoria da qualidade do ensino a partir da avaliação de soft skills
Bernardo Perota Barreto, Joseane Pontes, Fernanda Treinta

Última alteração: 2020-11-08

Resumo


A fim de acompanhar as evoluções tecnológicas da 4ª Revolução Industrial é perceptível mudanças no mercado de trabalho e por consequência, na educação, visto seu potencial de formação e desenvolvimento de competências e habilidades utilizadas pelo profissional na Indústria 4.0. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é realizar a construção, aplicação e análise de um questionário aplicado com discentes das disciplinas Industry 4.0 e Engineering Design Process (EDP) da UTFPR, a fim de extrair informações à respeito das habilidades e competências humanas mais adequadas ao cenário atual e futuro da Educação 4.0. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura pertinente a indústria 4.0 e educação 4.0. Posteriormente, com objetivo de validar a eficiência da metodologia das disciplinas, mapeado as softs skills e  elaborado e analisado um questionário aplicado aos discentes das disciplinas transdisciplinares que utilizaram da metodologia em 2019 baseado nas soft skills. Através das ferramentas adequadas,  foi possível avaliar a melhoria da qualidade do ensino segundo os discentes entrevistados, a partir das suas percepções relacionados ao mercado de trabalho e desempenho da metodologia na melhoria de soft skills.


Palavras-chave


4ª Revolução Industrial; Educação; Habilidades interpessoais; MEI-U.

Texto completo: PDF