Última alteração: 2020-11-21
Resumo
É preciso pensar e avaliar estratégias metodológicas e recursos que promovam um processo de ensino e aprendizagem de Química rico, dinâmico e inovador. Dentre as possibilidades, a implementação de experiências de escape rooms pode ser um catalizador destas ações e um potente mediador no processo de ensino e aprendizagem. Neste tipo de estratégia, grupos de alunos são desafiados a solucionar pistas, enigmas e problemas pautados em situações e contextos físicos reais que são gamificados, a fim de se libertarem de uma sala fechada antes do final do tempo disponível para tal com base em regras pré-estabelecidas. São as regras que ordenam e conduzem o jogo. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação e as regras estabelecidas para uma experiência de escape room desenvolvidos em um projeto de pesquisa em 2019/2020. Acreditamos que as regras propostas apresentam como características a possibilidade de limitarem a ação dos jogadores, serem explícitas, partilhadas, fixas, acordadas e passíveis de serem repetidas. Estas regras são a essência e são importantes para o desenvolvimento da experiência proposta, pois sem estas o jogo perde o sentido.