Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Reconfigurações de trabalho e carreira em múltiplos contextos sociais na pandemia
Paula Caldas Brognoli, Maria Sara De Lima Dias

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Este estudo objetivou analisar as novas formas de trabalho dos docentes e as relações dos sujeitos no contexto da pandemia, em especial COVID19. As relações de trabalho tendem a ser ditadas cada vez mais pela posse do capital informacional e pela formação de redes. O fator trabalho tende a se acelerar com a maior utilização de meios digitais de trabalho, uma aceleração da quantidade de atividade no exercício do trabalho que é provocada pela pandemia. A metodologia de pesquisa qualitativa utilizada por González Rey (2002) especificamente para o estudo da subjetividade, se fundamenta na Epistemologia Qualitativa e na abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Se utilizou de entrevistas com professores(as) de ensino Superior em diferentes países, foram realizadas três entrevistas com professores internacionais, sendo os países: Canadá, Cuba e Venezuela, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Como uma possível abordagem comparativa da dinâmica das novas formas de trabalho em contexto pandêmico.Através dos resultados foi possível compreender como a subjetividade se constitui e se expressa nas ações e relações pedagógicas do professor(a) possibilita colocar em evidência elementos que extrapolam o conceito de ‘prática pedagógica’ concebida tradicionalmente como conjunto de atividades a serem desempenhadas.


Palavras-chave


trabalho; docente; carreira; pandemia

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