Última alteração: 2021-10-11
Resumo
Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada no espaço da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM), projeto de extensão vinculado ao Departamento Acadêmico de Matemática da UTFPR. Os participantes do projeto são professores de diferentes níveis de ensino, o que faz deste projeto um local propício para investigar como estes professores organizam o ensino a partir de objetivos comuns, mas com as particularidades de suas formações. Considerando isto, este texto propõe reconhecer o movimento de elaboração coletiva de situações desencadeadoras de aprendizagem (MOURA et. al., 2016) em dois subgrupos do projeto, acompanhados no segundo semestre de 2020. Destaca-se aqui as discussões sobre a escolha dos temas e as ações de ensino planejadas por estes docentes. Reconhece-se que os professores de ambos os grupos priorizaram temas com relevância social, buscando abordá-los de maneira lúdica. Contudo, enquanto um dos grupos planejou ações de ensino expositivas com discussões entre os estudantes posteriormente, o outro grupo planejou ações de ensino e de aprendizagem desencadeadas pela situação, pensando a aula de forma mais dinâmica.