Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um Smartlab para treinamento em indústria 4.0
Everton Bazarim Veríssimo, Gilson Adamczuk Oliveira

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


A ideia inicial desta pesquisa foi analisar como o tema industrial 4.0 têm sido abordados e desenvolvidos nos cursos de Engenharias ao redor do mundo por meio de uma revisão sistemática de literatura combinando os termos Education, Engineering, SmartLab, FabLab, Industry 4.0 e Learning Factory, podendo estarem presentes no título, resumo, palavras-chaves e/ou introdução. As bases de dados acessadas foram Elsevier, CAPES e Google Scholar, para publicações a partir de 2015 até o ano de 2021, sendo encontrados 49 artigos com ligação aos termos correlatados. Uma proposta de produto e métodos foi desenvolvida com intenção de auxiliar no ensino sobre o tema indústria 4.0. Assim, desenvolvendo formas de preparar futuros profissionais mais qualificados e atualizados com as tecnologias presentes no dia-a-dia da indústria. Foi possível entender a importância da adaptabilidade da forma de educação atual para a forma de educação que terá como premissas parâmetros da indústria 4.0 e desenvolvimento em conjunto com empresas parceiras, possibilitando um desenvolvimento prático da educação mais próximo dia-a-dia de trabalho. No que se refere ao desenvolvimento de um smartlab, é possível visualizar que o critério ensino tem maior prioridade quando comparado com critérios como qualidade, características de uso, dimensões da bancada e requisitos operacionais. Sendo assim, o critério ensino, assim como seus requisitos, é admitindo como o mais importante no desenvolvimento de um produto para ao devido fim.


Palavras-chave


Indústria 4.0; Smartlab; FabLab; Ensino; Engenharia

Texto completo: PDF