Tamanho da fonte:
Análise da aplicação do jogo “Quimicagem” a estudantes de Química para fixação de conteúdos trabalhados na graduação
Última alteração: 2021-10-14
Resumo
Em meio à pandemia da Covid-19, os professores têm sido desafiados diariamente para tornar o ensino mais estimulante, frente às limitações. Pensando nisso, desenvolvemos o jogo “Quimicagem”, visando reforçar os conhecimentos já aprendidos no curso, mas esquecidos ao longo dele, por intermédio do lúdico para fixação desses conteúdos. O objetivo da pesquisa foi verificar a contribuição do jogo na aprendizagem de conteúdos químicos por estudantes, assim foi aplicado para um grupo de três estudantes da graduação do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrina. O método usado foi o construtivista, colocando o aluno como o protagonista do seu conhecimento e o professor como mediador, ao utilizar o jogo gamificado. A aplicação foi através das plataformas Google Meet e Jamboard, obtendo a execução e a manipulação do material em tempo real para todos os estudantes, facilitando o acesso. Para finalização deste estudo foi disponibilizado um questionário aos participantes no qual mencionaram suas percepções sobre o processo de desenvolvimento do jogo didático. Resultados apontam que o jogo contribuiu para estabelecer conexões entre estes, auxiliando na aprendizagem e rememoração de conteúdos apreendidos.
Palavras-chave
Mediação. Lúdico. Ensino e aprendizagem. Química.
Texto completo:
PDF