Tamanho da fonte:
A COVID-19 como recurso didático no ensino de Cálculo Diferencial e Integral
Última alteração: 2021-10-14
Resumo
Tendo em vista a importância da contextualização no ensino, a presente pesquisa teve por objetivo investigar como a COVID-19 pode ser usado como recurso didático para o ensino de Matemática. Coletaram-se dados sobre o número de infectados pelo vírus SARS-COVID no período de março de 2020 a fevereiro de 2021, por semana epidemiológica. A partir disso, buscou-se explorar como tais dados poderiam ser usados, tanto para o estudo de funções reais de variável real, como para o estudo de derivadas, usando o software GeoGebra como ferramenta tecnológica de auxílio aos cálculos e gráficos e o coeficiente de correlação . A seguir, com a intenção de direcionar o olhar do estudante de primeiro período para elementos importantes no contexto da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, elaborou-se um roteiro orientador de estudos, ainda não testado em condições reais de ensino, devido às aulas remotas, com instruções e questionamentos para a análise dos dados. Concluiu-se que os dados permitem o trabalho com funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas e logísticas, o papel da reta tangente para análise de variações, assíntota horizontal e derivadas.
Palavras-chave
cálculo diferencial e integral; aplicações; COVID-19
Texto completo:
PDF