Última alteração: 2021-10-11
Resumo
O Raciocínio Matemático (RM) é um aspecto importante para o ensino e a aprendizagem de matemática e tem sido mencionado em diversas pesquisas com linhas de pensamentos que refletem sobre sua funcionalidade no âmbito da Educação Matemática. Com características diversas presentes na literatura o RM carrega consensos por parte de pesquisadores. Com base nisso, o presente trabalho traz uma abordagem sobre o Raciocínio Matemático com o objetivo de identificar os processos de raciocínio desenvolvidos pelos alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Básico de uma escola pública de Lisboa ao resolverem uma tarefa exploratória de matemática. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e interpretativo e os dados que apresentamos neste artigo foram coletados com dois alunos ao resolverem uma tarefa exploratória. Os dados foram coletados por meio de gravação de áudio e depois transcritos pelos pesquisadores. Como resultados, observamos que os alunos desenvolveram conjecturas, justificativas e validação, recorrendo ao conhecimento matemático que já possuíam para resolver a tarefa.