Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Análise do ensino médio em países desenvolvidos
Márcio Gabriel Pereira de Campos, Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Rafael Liberato Roberto, Thais Zorawski

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


A BNCC define um conjunto de competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos da educação básica. Assim sendo, o professor deve periodicamente avaliar a evolução das habilidades e competências dos alunos. Após pesquisar sobre a educação brasileira em um trabalho de mestrado, resolveu-se estudar mais a fundo sobre os sistemas de educação considerados os melhores do mundo e o objetivo desta pesquisa é analisar as diferenças e semelhanças entre as educações desses países, com foco no ensino médio. No total foram selecionados oito países, sendo eles: Holanda, Suíça, Finlândia, Canadá, Reino Unido, Japão e Coreia do Sul. Para isso, buscou-se informações em diversos sites, artigos, pesquisas, portais oficiais dos governos, tanto em português como em inglês para que fosse possível comparar os dados com maior precisão. Após coletadas as informações, foram sintetizadas em forma de tabela para facilitar a visualização. Por fim, concluiu-se que os países citados dão uma grande ênfase no desenvolvimento pessoal, e não apenas estudantil, pois são ofertadas diversas matérias extracurriculares que ajudam os alunos em âmbitos como trabalho em equipe, comunicação, educação artística, educação financeira, além de diferentes opções de cursos focados em mercado de trabalho e pesquisa.

Palavras-chave


BNCC; Ensino médio; País desenvolvido

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