Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Narrativas do licenciar-se: saberes docentes mobilizados em um projeto pesquisa
Antonio Aparecido Vital Junior, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori, Bruna Jamila de Castro, Alexandre Luiz Polizel

Última alteração: 2021-10-13

Resumo


O objetivo deste texto é apresentar as contribuições do projeto de pesquisa Escape Classroom para aconstrução da identidade docente dos licenciandos em Química da UTFPR-Londrina. Para isso utilizou-sea pesquisa narrativa com enfoque em histórias de vidas. A coleta de dados realizou-se por meio de umaentrevista semiestruturada, a narrativa produzida posteriormente foi transcrita e analisada por meio daAnálise de conteúdo. As narrativas mostraram que o projeto atua como um espaço de experiência outra –para além da sala de aula e dos estágios curriculares – para o desenvolvimento dos saberes necessários àdocência, em especial focou-se em seu potencial para a mobilização dos saberes disciplinares, àquelespertencentes ao campo de conhecimento da ciência Química, que precisam passar por uma transposiçãodidática antes de seres trabalhados com os estudantes da Educação Básica. Concluí-se que o projeto deixoumarcas significativas na trajetória formativa dos licenciandos, pois mobilizou conhecimentos e reflexõesque por vezes não são contemplados nos cursos de formação de professores.

Palavras-chave


histórias de vida; formação inicial de professores; saberes disciplinares

Texto completo: PDF