Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES TEÓRICO-CRÍTICAS DE PARTICIPANTES DO PROJETO DE PESQUISA EM TRADUÇÃO
GIOVANNA BENDIA PEREIRA, Mirian Ruffini

Última alteração: 2021-10-21

Resumo


Este trabalho busca descrever as atividades desenvolvidas por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) pela UTFPR e Fundação Araucária, com período de vigência entre agosto de 2020 e julho de 2021. A pesquisa ora relatada foi realizada dentro do Projeto de Pesquisa em Estudos Descritivos da Tradução, vinculado ao curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês, da UTFPR campus Pato Branco. O objetivo da análise foi perceber como se deu a internalização das impressões teórico-críticas dos participantes do grupo de pesquisa anteriormente mencionado, tendo embasamento teórico de José Lambert (2011), José Lambert e Hendrik VanGorp (2011), que discorrem sobre a descrição de traduções e o processo tradutório, Itamar Even-Zohar (2013) e a Teoria dos Polissistemas, e os Procedimentos Técnicos da Tradução de Rafael Lanzetti et al. (2009). Mediante reflexões acerca das respostas analisadas, entendeu-se que as impressões dos participantes vão de encontro aos preceitos teóricos estudados, que visa a abordagem sistêmica nas análises tradutórias, e percebe o ato tradutório também como um estudo cultural.


Palavras-chave


Tradução; Estudos Descritivos; Cultura; Internalização

Texto completo: PDF