Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXVI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Escolha das melhores misturas para a extração de propolis verde, com analises antioxidantes e cromatografia liquida de alta eficiencia (CLAE)
JULIANA APARECIDA MIRANTE DA SILVA, Solange Maria Cottica, Diego de Assunção Justo, Gabrielle Caroline Peiter, Marina Brito Cunha

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


As própolis vêm sendo usado por anos na medicina popular, e com o aumento desse consumo, houve a necessidade de se ampliar as pesquisas em volta do mesmo. A produção dos extratos foi realizada com diversos solventes, com polaridades diferentes, 1:25 (m/v) e colocado em shaker por 24 horas, filtrado e armazenado até o momento da análise, eles foram separados em três planejamentos, A, B e C. as analises antioxidantes realizadas foram as metodologias de FRAP, ABTS, DPPH, fenólicos, flavonoides, habilidade quelante e posteriormente analisado em um equipamento de cromatografia liquida de alta eficiência. Para cada planejamento houve tanto uma metodologia quanto um extrato que se destacou em frente as demais, o mesmo pode se aplicar em relação ao CLAE, somente os melhores extratos foram passados para a realização dessa análise, tendo eles se apresentado de forma característica no seu cromatograma. Com as analises apresentadas foi possível estabelecer as melhores extrações para cada planejamento, acetato de etila com acetona para o A, acetona com etanol para o B e Acetato de etila mais etanol para o C.



 


Palavras-chave


Própolis verde, antioxidantes, CLAE