Visão Geral

O Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná sediará, no período de 05 a 07/11/18, a XXIII edição do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE), que envolverá a comunidade acadêmica dos 13 câmpus da UTFPR. Considerado o principal evento multicâmpus da UTFPR, o SICITE é destinado à apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. Paralelamente às atividades científicas do evento, teremos um tema bastante importante norteando as demais atividades.

Em março deste ano, pesquisadores do departamento de ciências biomédicas da Universidade do Texas, publicaram na Revista Nature Biotechnology (https://goo.gl/HEkhr4) o artigo: Evidence for a mental health crisis in graduate education. No artigo, os autores mostram que alunos de pós-graduação tem 6 vezes mais possibilidade de apresentar sintomas de depressão do que a população em geral. Isso significa que quase 40% dos estudantes apresentam depressão ou ansiedade. Quando analisado por gênero, esse número é maior entre mulheres do que entre homens e ainda maior em transgêneros. Esse estudo foi discutido em um recente artigo no jornal nexo (https://goo.gl/eXbYRk) e no El Pais (https://goo.gl/zEGwNX).

No caso específico do Brasil, há uma matéria publicada por Karina Yamamoto no UOL Educação (https://goo.gl/iPhL4Q) mostrando que entre alunos de graduação esse número chega a assustadores 49,1% com algum sofrimento psiquíco. Há inúmeros outros artigos que nos conduzem a mesma conclusão: a saúde mental dos alunos de graduação e pós graduação é um problema a ser enfrentado pelas universidades.

Nesse sentido, o SICITE 2018 em Apucarana terá o bem-estar mental como tema para pautar a nossa logomarca e diversas atividades durante o evento. Atividades culturais, esportivas, sociais e alimentares, todas mostrando o quanto o esporte, a música, a literatura, a alimentação saudável, hábitos saudáveis, etc, podem contribuir para uma vida acadêmica mentalmente mais leve.

O evento abrange todas as áreas do conhecimento e tem como público alvo todos os envolvidos com iniciação científica e tecnológica (orientandos e orientadores) da UTFPR.

Até o ano de 2008 o evento era realizado na cidade de Curitiba, mas a partir de 2009, passou a ser itinerante. Em 2017, na edição realizada na cidade de Londrina, 995 trabalhos foram apresentados. Em 2016, em Francisco Beltrão, foram 850.

O evento ainda contará com uma ampla programação de palestras, oficinas e mesas-redondas, contribuindo para a capacitação de agentes de inovação e extensão, além de ser, também, um espaço privilegiado para o debate sobre os rumos que a extensão e a inovação precisam trilhar.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .

Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

ISSN: 2179-331X

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr