Programa

Clique no link a seguir para visualizar o programa da conferência.
VIIISEI_PROGRAMA.pdf

Confira abaixo a Programação completa das apresentações de trabalhos:

Sessão oral

Sessão de pôster

 

PROGRAMA


08 de novembro de 2018 – Quinta-feira:

Reuniões:

8h30 às 15h30 – 10º Encontro dos DEPEX’s – Local: UTFPR-AP - Sala M008

8h30 às 15h30 – Reunião de boas práticas dos NIT/DEPET e HT ou IUT ou PROEM – Local: UTFPR-AP - Sala: M005 e M007

Abertura do 8º Seminário de Extensão e Inovação

Local: Auditório Gralha Azul – UNESPAR

Av. Minas Gerais, 5021 – Apucarana (Ver no Google Maps).

17h00 às 19h00 - Credenciamento

19h00 – Cerimônia de Abertura

Palestra: “Curricularização da extensão: uma nova forma de aprendizagem”, Profº Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

"A palestra abordará como a curricularização da extensão é um avanço na garantia do tripé universitário possibilitando aos estudantes novas metodologias de ensino/aprendizagem a partir da relação dialógico com a sociedade".

09 de novembro de 2018 – Sexta-feira:

8h00 às 11h30 – Apresentações orais e pôsteres

11h30 às 12h30 – Almoço - O RU estará atendendo no Câmpus. Traga seu crachá e sua caneca.

12h45 – O participante deverá escolher e participar de 1 (uma) das atividades abaixo

Inscrições: as inscrições para oficinas, workshop, minicurso, mesa redonda e palestras serão realizadas no dia 09 no local da atividade.

As salas serão abertas com 15 minutos de antecedência e fechadas ao atingir o número de vagas disponíveis.

Após o início da atividade não será permitido a entrada de participantes.

O Controle de frequência será realizado durante a atividade.

OFICINAS:

13h00 às 15h45 – Oficina: Boas práticas de fabricação no preparo de alimentos

Prof. Dr. Paulo de Tarso Carvalho (UTFPR/Londrina) – Local: Bloco L­­­­­­­­­­­­­ - Sala 001 - 15 Vagas

Descrição: Capacitar pessoas para que cumpram as normas básicas de higiene na manipulação de alimentos. Atender a legislação brasileira vigente, orientando cuidados com higiene pessoal, armazenamento de alimentos prontos e matérias-primas, comportamentos durante a manipulação de alimentos, cuidados com limpeza dos locais, utensílios e equipamentos.

 

13h00 às 15h30 – Oficina: Quer uma touca? Faça você mesmo!

Profª Drª Fabia Regina Gomes Ribeiro (UTFPR/Apucarana) e Silvana Haerte, Jaqueline de Moura, Jacqueline Moraes e Fernanda de Camargo (discentes auxiliares) - Local: Bloco L – Laboratório L008 - 08 Vagas

Descrição: Visa capacitar pessoas na operação de teares (manuais) de malharia retilínea monofrontura com a finalidade de aprender a confeccionar uma touca de tricô à máquina. Busca gerar oportunidades de obtenção e complementação de emprego e renda. 

13h30 às 15h00 - Oficina: MADON - Envio de relatórios ou declarações para um grupo de pessoas utilizando ferramentas on-line gratuitas

Prof. Dr. Rogério Marcos da Silva (UTFPR/Apucarana) e Osvaldo Jackson Silva (discente auxiliar) - Local: Bloco M – Laboratório M009 - 30 Vagas

Descrição: Capacitar docentes e discentes no envio de relatórios das atividades desenvolvidas ao longo de um semestre para várias pessoas. Apresentar uma alternativa ONLINE GRATUITA via GoogleDRIVE para a realização do envio de relatórios ou declarações em formato digital (pdf) para várias pessoas de forma rápida de sem custos. Observação: é necessário que o interessando nesta oficina tenha conta/e-mail no @gmail.com.

13h00 às 15h45 – Oficina: SEI controlar meu dinheiro

José Osório Chaves da Conceição (Consultor do SEBRAE) – Local: Bloco L – Sala 002 - 30 Vagas

Descrição: Desenvolver habilidades de gerenciamento e controle do seu dinheiro (vendas e compras). Entender a importância de adotar controles financeiros para tomada de decisão para novos investimentos ou reservas financeiras para atender compromissos assumidos.

13h00 às 15h45 – Oficina: Arduino e a internet das coisas

Prof. Dr. Fernando Barreto; Prof. Dr. Lúcio Agostino Rocha; Prof. Dr. Laio Oriel Seman (UTFPR/Apucarana) – Local: Bloco M – Laboratório M006 - 20 Vagas

Descrição: Essa oficina irá apresentar conceitos da plataforma Arduino com o desenvolvimento de simulações simples através de uma ferramenta online. A partir desses conceitos, serão apresentadas possíveis aplicações no âmbito da Internet das Coisas.

 

13h00 às 15h30 – Oficina de técnica vocal e canto coral

Prof.ª Maestrina do Coral da UTFPR/Curitiba Priscilla Battini Prueter – Local: K - Sala 001 – 40 Vagas (todos devem levar água)

Descrição: Prática de exercícios vocais com explicação de cada um. Dinâmica de leitura de partitura. Conceito e prática de abertura de vozes em corais. Montagem de uma música.

 

WORKSHOP:

13h00 às 15h:30 - Workshop de História Contemporânea

Profª Ms. Gabriela Martins de Camargo Gaion (UTFPR/Apucarana)  Local: Bloco H – Sala 002 (Modateca) - 10 Vagas

Descrição: Propor uma análise das peças do acervo da modateca através dos momentos da história da moda. Levar maior informação acerca da construção história política, econômica, cultural e social da sociedade, podendo refletir no modo como consumimos moda atualmente.

 

MINICURSOS:

13h00 às 15h30 – Minicurso de noções básicas de Coreldraw

Prof. Ms. Celso Tetsuro Suono (UTFPR/Apucarana) – Local: Bloco C - Laboratório C3 - 10 Vagas

Descrição: A proposta do minicurso é introduzir o aluno para a manipulação das ferramentas básicas do software CorelDraw, com exercícios que possibilitarão a configuração de desenhos sistematizados por meio de vetorização e rastreio de imagens.

 

13h00 às 15h00 – Minicurso: Identificação de fibras têxteis pelo Método da Queima

Prof. Ms. Caroline Apoloni Cionek (UTFPR/Apucarana) – Local: Bloco J – Laboratório J002 – 12 Vagas

Descrição: As fibras têxteis podem ser classificadas como naturais, artificiais ou sintéticas. E esta classificação pode ser realizada por alguns métodos específicos de classificação, a fim de compreender as propriedades de composição, e utilizá-las como por exemplo, na fabricação das etiquetas de uma peça de roupa. Esta oficina tem por finalidade aplicar o método da queima, para compreender o comportamento desses substratos.

 

13:30h às 15h30 – Minicurso: Bioinorgânica e os metais na medicina moderna

Profª Drª Mariane Dalpasquale (UTFPR/Apucarana) – Local: Bloco L – Sala 003-A – 20 vagas

Descrição: Abordar o papel dos metais nos sistemas biológicos. Mostrar os principais complexos metálicos aplicados na medicina, tanto em terapia como diagnóstico, seus alvos biológicos, mecanismos de ação e avanços recentes.

 

MESA REDONDA:

13h00 às 15h00 - Mesa redonda: Competências transversais nas áreas tecnológicas

Profª. Ms. Cynthia Corrêa Lopes Barbosa (UTFPR/Apucarana), Ana Cristina Pereira Wolff (UTFPR/Apucarana), Mari Teresa Molinari Favaro (UTFPR/Apucarana), Jocirlei Felicio Barbosa (UTFPR/Apucarana). – Local: Bloco M – Sala 002 – 40 Vagas

Descrição: Propõe discutir a importância do envolvimento do corpo discente, nas diversas atividades acadêmicas durante o período de sua formação como: atividades esportivas, de lazer, culturais, extensão, desenvolvimento acadêmico, etc. Ressalta a contribuição dessas atividades na formação integral dos discentes das áreas tecnológicas.

 

PALESTRAS:

13h30 às 15h00 - Palestra: As transformações sociais e econômicas a partir da evolução da China

Paulo Ricardo Teixeira Peres (Consultor do SEBRAE em Comércio Exterior) – Local: Bloco L – Sala Videoconferência – 60 Vagas

Descrição: Novos rumos do Brasil e do mundo. A guerra comercial que se estabeleceu entre Estados Unidos e a China. Como esses gigantes estão se preparando para os próximos anos e como devemos nos posicionar, como nação, como empresas ou em nossas finanças e projetos pessoais, para o inevitável reposicionamento de empregos, trabalhos ou empreendimentos até 2030. Abordagem que simula insights e mercados da China e dos Estados Unidos.

 

13h30 às 15h30Palestra: Marco Legal de CT&I – adaptação às novas normas e necessidade de novo sistema de financiamento

Prof. Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo (UESC-Ilhéus-BA) - Local: Auditório do Câmpus – 110 Vagas

Descrição: A palestra abordará as motivações e o processo de construção do Marco Legal de CT&I na forma de artigos de maior destaque na Emenda Constitucional 85, da Lei 13.243/2016 e do Decreto 9.283/2018. Buscar esclarecer os avanços alcançados, a construção de instrumentos-modelo e consensos de interpretação no nível federal e estadual. Aborda o processo de elaboração das Políticas Institucionais de Inovação e a política de financiamento do setor, em sintonia com a Lei do Sistema Nacional de CT&I, que é necessário ainda propor.

 

15h45Desfile do projeto: Moda inclusiva - uma parceria entre o curso de Design de Moda da UTFPR e o grupo de mães da APAE de Apucarana

Prof.ª Drª Patrícia Aparecida de Almeida Spaine e Prof. Ms. Nélio Pinheiro - Local: Nas tendas – área do gramado

 

16h00 – Cerimônia de encerramento

 

 

 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .

Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

ISSN: 2596-2175

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr